Desde 1 de Janeiro, os camiões mais poluentes, das classes Euro I e Euro II, estão impedidos de entrar nos portos de Leixões e de Viana do Castelo.
Foi em Dezembro de 2020 que a APDL e a ANTRAM assinaram o protocolo para a retirada dos camiões mais poluentes dos acessos e do interior dos portos de Leixões e de Viana do Castelo, com o objectivo de reduzir as emissões e o nível de poluição. No passado 31 de Dezembro terminou o período de transição para os veículos das classes Euro I e Euro II.
E, assim, desde 1 de Janeiro que os camiões mais antigos não podem já movimentar cargas nos dois portos geridos pela APDL.
Para o ano, a partir de Janeiro de 2024, será a vez de banir os Euro III e Euro IV, o que equivale por dizer que só os veículos mais recentes e amigos do ambiente poderão ali operar.
Na verdade, desde que o protocolo foi assinado que é impossível inscrever nos dois portos camiões de classe ambiental Euro IV ou mais antiga, pelo que a descarbonização já está em marcha.
Diariamente entram nos portos de Leixões e Viana mais de 1 500 camiões. Desses, à data da assinatura do protocolo, cerca de um terço era das classes de emissões EURO I, II, III e IV. A APDL aposta em reduzir as emissões em 50%.