A companhia aérea Ceiba Intercontinental, da Guiné Equatorial, será a nova parceira da STP Airways, de São Tomé e Príncipe, em substituição da portuguesa EuroAtlantic.

EuroAtlantic é accionista da STP Airways

A notícia foi avançada pelo ministro das Obras Públicas, Infra-estruturas, Recursos Naturais e Ambiente de São Tomé e Príncipe, na sequência do memorando de entendimento assinado entre a STP Airways e a Ceiba Intercontinental.

Ao abrigo do acordo, a companhia da Guiné Equatorial colocará ao serviço da STP Airways aviões da White Airways, companhia portuguesa que já assegura os serviços da Ceiba Intercontinental, por esta estar na “lista negra” da União Europeia.

“O acordo ainda está a ser negociado, mas há já um comprometimento das partes, que a Ceiba Intercontinental passa a ser a próxima parceira da STP Airways, a transportadora de bandeira de São Tomé e Príncipe, após a retirada da
EuroAtlantic”, afirmou Osvaldo Abreu, citado pela “Lusa”.

O ministro adiantou que após a saída da EuroAtlantic, prevista para finais de Outubro, a Ceiba Intercontinental passará a assegurar ligações regionais e internacionais para Portugal e outros países europeus, operados pela White
Airways.

Osvaldo de Abreu disse ainda estar a decorrer uma auditoria para avaliar a companhia aérea do país, que tem entre os seus principais accionistas a EuroAtlantic, “sendo que a posição desta companhia pode vir a ser adquirida pelo
Estado são-tomense.”

A STP Airways foi constituída por escritura pública a 23 de Junho de 2008, tendo como accionistas a EuroAtlantic Airways, com 37%, o Estado de São Tomé e Príncipe, com 35%, o Banco Equador, com 14% e a Golfo Internacional Air Sevice, com 14%.

Além de accionista da STP Airways, a EuroAtlantic é ainda responsável pela gestão da companhia são-tomense e assegura o negócio do handling.

Nota: Clique AQUI ou no botão abaixo para se manter a par das notícias do seu setor e das novidades do TRANSPORTES & NEGÓCIOS de forma cómoda e rápida. Subscreva à Newsletter T&N e junte-se a milhares de profissionais!

This article has 1 comment

  1. Angelo Campos

    Pois é, mas a EuroAtlantique Airways é accionista maioritário e não teve conhecimento de nada..
    De toda esta novela parece-me que é a White que está a manobrar na sombra para ficar com a rota.
    Da outra vez que tentaram tiveram de fazer marcha atrás.