Sexta-feira, Janeiro 27, 2023
  • Login
Transportes & Negócios

  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Perigoso é o (des)conhecimento!

    Assalto às Nações Unidas

    Repensar a (i)razoabilidade da decisão

    A “Aromatização” da Ferrovia não é aromoterapia para as cargas

    Discutir o NAL não pode ser discutir a TAP

    Existe espaço no espaço mas mais ainda no Novo Espaço

    O que é um Porto?

    Cintura portuária Dakar Luanda: Oportunidade para melhorar a regulação portuária

    A mudança de paradigma

    A mudança de paradigma

    Contos impopulares [i]

    Guerra na Ucrânia – O transporte de cereais

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Perigoso é o (des)conhecimento!

    Assalto às Nações Unidas

    Repensar a (i)razoabilidade da decisão

    A “Aromatização” da Ferrovia não é aromoterapia para as cargas

    Discutir o NAL não pode ser discutir a TAP

    Existe espaço no espaço mas mais ainda no Novo Espaço

    O que é um Porto?

    Cintura portuária Dakar Luanda: Oportunidade para melhorar a regulação portuária

    A mudança de paradigma

    A mudança de paradigma

    Contos impopulares [i]

    Guerra na Ucrânia – O transporte de cereais

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
Transportes & Negócios
Sem resultados
Ver todos os resultados

EuroAtlantic quer manter voos para Timor-Leste

por T&N
17/11/2021
em Aéreo
0
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar no Whatsapp

A euroAtlantic quer continuar a ligação entre Lisboa e Díli, iniciada em 2020, apesar da perda dos contratos para viagens de professores portugueses.

“De um ponto de vista financeiro [a rota para Timor-Leste] não tem sido muito positiva, sobretudo agora nestas últimas rotações”, disse à “Lusa” o administrador da Sonhando, operador turístico da euroAtlantic, José Manuel Antunes.

“Quando iniciámos esta operação, esta saga de fazer as viagens para Timor, tínhamos contado com um componente essencial que era o transporte de professores, quer da Escola Portuguesa de Díli [EPD], quer do projeto CAFE [Centros de Aprendizagem e Formação Escolar], que representava um número significativo de passageiros”, afirmou.

O administrador indicou que tanto a EPD como o CAFE optaram por outras alternativas para as viagens dos professores entre as duas cidades, nomeadamente no início e no final dos anos lectivos.

Apesar de reconhecer que o preço da viagem pela companhia é mais caro, José Manuel Antunes defendeu que o voo da euroAtlantic permite menos escalas, “menos riscos com a pandemia” e mais peso na bagagem (mais do dobro).

A ligação directa da euroAtlantic entre Lisboa e Díli custa 1 980 euros por trajeto, por pessoa. A viagem tem uma escala técnica, de abastecimento, normalmente no Dubai.

Actualmente, existem opções disponíveis a custar perto de 1 300 dólares (1.151 euros) por trajecto, com trânsito e escalas, algumas de várias horas, e com cerca de metade do peso de bagagem permitido na empresa portuguesa.

José Manuel Antunes disse que a empresa se mostrou disponível para discutir os aspectos financeiros da operação.

“Nós, companhia portuguesa, achamos um escândalo que as autoridades não nos tenham dado qualquer apoio financeiro, especialmente comparativamente à TAP, e esperávamos que ao menos tivéssemos alguma protecção em relação ao uso de verbas públicas utilizadas para estas viagens, quer pela EPD quer pelo projeto CAFE”, afirmou.

O responsável da Sonhando disse que “nos momentos difíceis da pandemia”, a euroAtlantic “fez ligações entre Portugal e Díli”, permitindo que passageiros portugueses, timorenses e de outras nacionalidades conseguissem viajar “quando não havia alternativas”.

E notou que, mesmo sem as viagens dos professores, está prevista nova viagem, já com 120 passageiros, entre Lisboa e Díli, no dia 12 de Dezembro, e entre a capital timorense e a portuguesa dois dias depois.

Um dos aspectos que torna a operação mais dispendiosa, explicou, tem a ver com o custo do combustível em Timor-Leste que é, “cerca de 35% mais caro” do que na Malásia, por exemplo, onde a empresa faz escala técnica no regresso de Lisboa.

Se os preços fossem mais adequados, notou, a empresa poderia ligar Lisboa e Díli com apenas uma escala, no Dubai.

Apesar da situação, o administrador da Sonhando referiu que a empresa continua a ter voos previstos para 2022.

Notícias Relacionadas

euroAtlantic contrata 2 B777-200ER ex-Alitalia
Aéreo

EuroAtlantic pondera dois voos semanais para Bissau

21/11/2022
euroAtlantic contrata 2 B777-200ER ex-Alitalia
Aéreo

euroAtlantic contrata 2 B777-200ER ex-Alitalia

17/06/2022
Euroatlantic lança segundo voo semanal para Bissau
Aéreo

euroAtlantic mantém voos para São Tomé

26/09/2019
A seguir
MAIS cresceu 33% em ano de pandemia

MAIS estreia voo cargueiro para Cabo Verde

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

+ Recentes

Porto de Bilbau lança terminal de contentores

Porto de Bilbau lança terminal de contentores

26/01/2023
Hapag-Lloyd investe em terminais na Índia

Hapag-Lloyd investe em terminais na Índia

26/01/2023
Santos e Vale recebe estrela do Programa Lean & Green Europe

Santos e Vale recebe estrela do Programa Lean & Green Europe

26/01/2023
TAP Cargo espera operar cargueiros em Junho

Carga aérea crescerá 3,7% ao ano até 2041

26/01/2023
Transportes & Negócios

Apartado 30
4585-592 Recarei
fernando.goncalves@transportesenegocios.pt

+ SECÇÕES

Combinado
Economia e Mercados
Formação
Imobiliário
Infra-Estruturas
Logística

 

Mobilidade
Pessoas
Press Releases
Tecnologia
Transportes
Shortsea
Veículos Comerciais

           SOBRE

 Quem somos
 Contactos
 Estatuto Editorial
 Ficha Técnica
 Publicidade
 Política de Privacidade
 Termos e Condições

© 2020 Transportes & Negócios - Todos os direitos reservados

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
  • ENTREVISTAS
  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N

© 2021 Transportes & Negócios | Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Login na sua conta abaixo

Esqueceu a Password?

Recupere a sua senha

Por favor introduza o seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir a sua senha.

Log In

Adicionar Nova Playlist