Seguiu hoje viagem, de Aveiro para Sète, a primeira de duas gruas construídas pela Eurocrane para aquele porto do Sul de França. A empresa portuguesa está entretanto na corrida a outros fornecimentos, avançou ao TRANSPORTES & NEGÓCIOS Joana Nunes de Almeida.
Definitivamente, a exportação de equipamentos portuários de elevação é uma aposta da Eurocrane, a única empresa nacional especializada na construção de pórticos de cais e de parque e gruas, “herdeira” da experiência da Mague.
“Estamos neste momento a concorrer para mais algumas máquinas em África, França e Norte da Europa”, avançou ao TRANSPORTES & NEGÓCIOS Joana Nunes de Almeida, filha de um dos fundadores da empresa.
Entretanto, de Aveiro estão a ser expedidas duas gruas de 630 toneladas destinadas ao porto de Sète. Trata-se de uma “encomenda ganha em concurso público” e que “representa um negócio de cerca de dez milhões de euros”.
As gruas foram fabricadas nas instalações da empresa em Vila Nova de Gaia e ”montadas e ensaiadas ao longo dos últimos nove meses no porto de Aveiro”, acrescentou Joana Nunes de Almeida.
O transporte até Sète é feito a bordo do “Happy Dragon”, um navio de 165 metros de comprimento e 32 metros, da Big Lift, agenciado pela Euroline. Hoje seguiu a primeira máquina. A segunda deverá partir dentro de uma semana. Esta é a segunda encomenda ganha pela Eurocrane para aquele porto mediterrânico francês. Em 2011, a companhia portuguesa vendeu um pórtico de contentores post-Panamax, o maior alguma vez construído em Portugal, no valor de cerca de sete milhões de euros.
Por causa desta encomenda “e tendo em vista também a perspectiva de negócios futuros”, a equipa de técnicos da Eurocrane “foi reforçada com um desenhador e dois engenheiros”, concluiu Joana Nunes de Almeida.