O Parlamento Europeu aprovou a revisão da Directiva sobre pesos e dimensões dos veículos pesados, com o intuito de favorecer os veículos de emissões zero.
As mexidas na Directiva sobre pesos e dimensões foram aprovadas com 330 votos a favor, 207 contra e 47 abstenções.
No essencial, as alterações aprovadas tratam de compensar o aumento de peso e a perda de capacidade de transporte que a instalação de baterias nos camiões e autocarros implica.
Na prática, defendem os que apoiam a medida, trata-se de favorecer a utilização de veículos zero emissões pelos transportadores, sem os penalizar face à utilização dos veículos a diesel. m
No mesmo sentido da descarbonização do transporte rodoviário, foi aprovada a possibilidade de os estados-membros permitirem a circulação de mega-camiões em estradas definidas.
Os eurodeputados defendem que os estados-membros devem implementar sistemas automáticos de monitorização dos pesos e medidas ao longo das principais estradas europeias, e bem assim divulgar os pesos e medidas, e as estradas aptas para a circulação dos mega-camiões em cada país, num portal da net, acessível a carregadores e transportadores.
A decisão do Parlamento Europeu mereceu, naturalmente, o aplauso da ACEA.
“As regras existentes sobre pesos e dimensões já não são adequadas à sua finalidade e, na verdade, penalizam os veículos com emissões zero, que são normalmente mais pesados”, comentou o Director de Veículos Comerciais da associação de fabricantes de automóveis.
Mas os construtores querem mais. “O aumento de peso de quatro toneladas e o aumento de eixo de uma tonelada acordados pelo Parlamento visam corrigir o desequilíbrio com os modelos diesel, mas são necessários mais ajustamentos”, acrescentou Thomas Fabian, sem especificar.