A Eurogate, parceira da Mota-Engil na Liscont, está na Ásia a promover o seu novo terminal de contentores de Wilhelmshaven, com inauguração prevista para Agosto do próximo ano.
O novo terminal de contentores de Wilhelmshaven será o único terminal de águas profundas (-18 metros) da costa alemã do Mar do Norte. Os seus promotores apostam em transformá-lo numa referência nos tráfegos de transhipment de/para a Escandinávia, a Rússia e a Europa de Leste, que têm registado um crescimento acelerado no comércio com o Extremo Oriente.
Prevenindo o futuro, a Eurogate propõe-se dotar o novo terminal com pórticos de cais de última geração. A encomenda colocada junto da chinesa ZPMC é de pórticos com um comprimento fora de cais de 78 metros, capazes portanto de operar navios com até 25 filas de contentores, como se prevê sejam os navios de 18 000 TEU.
A missão promocional do terminal de Wilhelmshaven na Ásia integra responsáveis do operador mas também de empresas e instituições da região. Os contactos visam atrair carregadores, operadores logísticos, transitários e armadores do Extremo Oriente para o novo terminal, que se pretende transformar no cerne de um centro de negócios e de operações logísticas.
“Graças às suas características particulares, o futuro terminal será a estrela da nossa rede europeia de terminais de contentores”, referiu Emanuel Schiffer, presidente do grupo Eurogate.
A Cosco e a CSCL já operam nos terminais de Bremerhaven e de Hamburgo da Eurogate, movimentando ali cerca de 1,5 milhões de TEU, ou 27% do movimento total de contentores nos portos alemães.