A  belga Euronav e a norte-americana Gener8 Maritime concluíram a fusão dando origem ao maior operador independente de navios-tanque do mundo.

A fusão foi feita por integração da Gener8 Maritime na Euronav. As 60,9 milhões de novas acções da companhia belga emitidas para os accionistas da Gener8 como contrapartida da operação começaram hoje a ser negociadas na Bolsa de Nova Iorque.

“O dia de hoje é um marco importante no desenvolvimento contínuo do Euronav. A conclusão desta transacção oferece ao mercado de transporte marítimo de crude um operador global de tamanho substancial”, afirmou, citado em comunicado, Paddy Rodgers, CEO da Euronav.

A fusão cria, com efeito, o principal operador independente de navios-tanque do mundo com uma frota de 76 unidades, entre 43 VLCC, 27 suezmax, 2 ULCC, dois panamax e dois FSO. A frota conjunta representa, no total, 19,4 milhões de toneladas de porte bruto.

A entidade resultante da fusão tem um património de mais de 4 mil milhões de dólares (3,4 mil milhões de euros) e uma capitalização de mercado pro-forma de dois mil milhões de dólares (1,7 mil milhões de euros). Tem, além disso, uma posição de liquidez estimada em mais de 800 milhões de dólares (678 milhões de euros).

 

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*