Domingo, Janeiro 24, 2021
  • Login
Transportes & Negócios
Advertisement
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • Todos
    • Aéreo
    • Cruzeiros
    • Economia e Mercados
    • Ferroviário
    • Infra-estruturas
    • Iniciativas
    • Inovação
    • Marítimo
    • Mobilidade
    • Pessoas
    • Rodoviário
    • Shortsea
    • Veículos Comerciais
    Boeing vence Airbus nas entregas há sete anos

    Airbus refreia aumentos de produção

    Scania fornece camiões a GNL à Pombalense

    ACEA: multiplicar por 100 os camiões zero emissões

    Porto de Maputo vai ter fundos de -14 metros

    Porto de Maputo perdeu 13% das cargas

    SATA reduz na Europa e aposta na Macaronésia

    CE ainda não decidiu sobre as ajudas à SATA

  • Opinião
    Transtejo – A gestão do desprezo

    O shipping está sem energia

    Jaime Vieira dos Santos

    Os Portos Portugueses do Continente e a Transição Digital

    Pedro Galveia

    IMO 2021 – Estamos a falar do quê?

    O regime excepcional dos slots

    O regime excepcional dos slots

    Beira Baixa: comboios regressam à Guarda em 2019

    Atraso ferroviário e isolamento económico

    O que é um Porto?

    A concorrência portuária: Visão multidimensional

  • INICIATIVAS
    • PORTO MARITIME WEEK
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
  • CONTACTOS
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • Todos
    • Aéreo
    • Cruzeiros
    • Economia e Mercados
    • Ferroviário
    • Infra-estruturas
    • Iniciativas
    • Inovação
    • Marítimo
    • Mobilidade
    • Pessoas
    • Rodoviário
    • Shortsea
    • Veículos Comerciais
    Boeing vence Airbus nas entregas há sete anos

    Airbus refreia aumentos de produção

    Scania fornece camiões a GNL à Pombalense

    ACEA: multiplicar por 100 os camiões zero emissões

    Porto de Maputo vai ter fundos de -14 metros

    Porto de Maputo perdeu 13% das cargas

    SATA reduz na Europa e aposta na Macaronésia

    CE ainda não decidiu sobre as ajudas à SATA

  • Opinião
    Transtejo – A gestão do desprezo

    O shipping está sem energia

    Jaime Vieira dos Santos

    Os Portos Portugueses do Continente e a Transição Digital

    Pedro Galveia

    IMO 2021 – Estamos a falar do quê?

    O regime excepcional dos slots

    O regime excepcional dos slots

    Beira Baixa: comboios regressam à Guarda em 2019

    Atraso ferroviário e isolamento económico

    O que é um Porto?

    A concorrência portuária: Visão multidimensional

  • INICIATIVAS
    • PORTO MARITIME WEEK
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
  • CONTACTOS
Sem resultados
Ver todos os resultados
Transportes & Negócios
Sem resultados
Ver todos os resultados

Europa completa rede de corredores ferroviários

por T&N
17/11/2015
em Ferroviário, Infra-estruturas, Notícias
0
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar no Whatsapp
A Comissão Europeia anunciou a entrada em funcionamento dos últimos três dos nove corredores ferroviários de mercadorias que integram a Rede Transeuropeia de Transportes (RTE-T).

RTE-T

Os corredores que estavam em falta eram o Corredor Ferroviário n.º 8, o Corredor Ferroviário n.º 5 e o Corredor Ferroviário n.º 3. Ou outros seis, entre os quais se conta o Corredor Ferroviário n.º 4, ou Corredor Atlântico, que liga os portos portugueses a Espanha, França e Alemanha, já arrancaram em Novembro de 2013.

Está assim completa uma rede que, de acordo com a comissária europeia dos Transportes, Violeta Bulc, “reforça a competitividade dos caminhos-de-ferro na Europa”.

O Corredor Ferroviário n.º 8 une o Norte da Europa com o Mar Báltico. Este Corredor liga portos como Roterdão, Antuérpia e Hamburgo com o centro da Alemanha, Polónia, República Checa e Lituânia.

O Corredor Ferroviário n.º 5 liga os mares Báltico e Adriático, ligando os portos polaco de Gdansk ao italiano de Ravenna. Os países abrangidos são, além de Polónia e Itália, República Checa, Eslováquia e Áustria.

Já o Corredor Ferroviário n.º 3 conecta a Escandinávia e o Mediterrâneo. Estocolmo, Oslo, Copenhaga, Hamburgo, Innsbruck e Palermo são as cidades abrangidas.

Os corredores ferroviários são geridos em parceria pelas gestoras de infra-estruturas ferroviárias nacionais envolvidas. Mas a ideia é apresentarem-se ao mercado numa lógica de “one stop shop”.

O arranque dos corredores não significa a conclusão dos trabalhos de construção / modernização. Pelo contrário, os investimentos nos corredores ferroviários da rede “core” são fortes candidatos aos apoios do CEF (Mecanismo Interligar a Europa). Veja-se o caso de Portugal, que ainda não avançou com as grandes obras anunciadas para o “nosso” corredor Atlântico (entendam-se as ligações Évora – Caia e Aveiro – Vilar Formoso).

 

Tags: CEFCorredores ferroviáriosRTE-T

Notícias Relacionadas

CEF “dá” mais dez milhões para o Douro navegável
Marítimo

Douro Navegável volta a “chumbar” no CEF

17 de Julho, 2020
Não acabar a RTE-T custaria mais que construí-la
Infra-estruturas

Europa falha rede “core” da RTE-T em 2030

17 de Junho, 2020
Comboios em alta nos portos nacionais
Notícias

Sines integra projecto de investigação Planet

16 de Junho, 2020
A seguir

Porto de Setúbal recebeu Somar - Brasil

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

   

   

   

 

 

 

+ Recentes

Boeing vence Airbus nas entregas há sete anos

Airbus refreia aumentos de produção

22 de Janeiro, 2021
Scania fornece camiões a GNL à Pombalense

ACEA: multiplicar por 100 os camiões zero emissões

22 de Janeiro, 2021
Transitex Moçambique superou um bilião de meticais

Transitex Moçambique superou um bilião de meticais

22 de Janeiro, 2021
Porto de Maputo vai ter fundos de -14 metros

Porto de Maputo perdeu 13% das cargas

22 de Janeiro, 2021
Transportes & Negócios

Apartado 30
4585-592 Recarei
fernando.goncalves@transportesenegocios.pt

+ SECÇÕES

Logística
Infra-Estruturas
Shortsea
Combinado

SOBRE

Quem somos
Contactos
Estatuto Editorial
Ficha Técnica
Política de Privacidade
Termos e Condições

© 2020 Transportes & Negócios - Todos os direitos reservados

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
  • Opinião
  • INICIATIVAS
    • PORTO MARITIME WEEK
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
  • CONTACTOS

© 2020 Transportes & Negócios | Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Login na sua conta abaixo

Esqueceu a Password?

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Todos os campos são obrigatórios. Log In

Recupere a sua senha

Por favor introduza o seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir a sua senha.

Log In

Adicionar Nova Playlist

Utilizamos determinadas tecnologias no nosso site, como os cookies, para personalizarmos os conteúdos e a publicidade, proporcionarmos funcionalidades das redes sociais e analisarmos o nosso tráfego. Clique em "ok" para consentir a utilização destas tecnologias na web. Saiba mais acerca da nossa política de privacidade clicando no botão "política de privacidade".OkPolítica de Privacidade