Há 66 projectos-piloto de zero emissões e projectos de demonstração em curso no transporte marítimo, de acordo com um mapeamento realizado pela Coligação Chegar ao Zero.
A maioria dos projectos de zero emissões decorre na Europa (49), seguida da Ásia (16), sobretudo no Japão, China e Coreia do Sul.
Os projectos concentram-se no desenvolvimento de tecnologias em navios ou na produção de combustíveis. Na tecnologia de navios, a maior proporção de projectos no mapa corresponde a navios movidos a hidrogénio, amoníaco, metanol/etanol e baterias .
De referir, porém, que a maioria (47) dos projectos-piloto são apenas demonstrações, o que significa que não serão capazes de conseguir uma operação em condições reais.
Dos 66 projectos registados no mapeamento, 32 receberam ou prevêem receber algum nível de financiamento público. Grande parte desse financiamento é europeu, com 29 dos 32 projectos a receberem financiamento originário da Europa.
O mapa da Coligação Chegar ao Zero também mostra que o apoio governamental para projectos de demonstração de navios na ordem de 10 milhões de euros não são incomuns, ao passo que o apoio para demonstrações de produção de combustível em grande escala pode ser significativamente maior.
“Os governos podem desempenhar um papel fundamental na redução do risco de projectos pioneiros e no apoio à adopção de embarcações de águas profundas com emissões zero até 2030”, explica Kasper Søgaard, chefe de pesquisa do Fórum Marítimo Global, parceiro da Coligação Chegar ao Zero.
“A maioria dos projectos para produção de combustível concentra-se no hidrogénio verde, o que se deve em grande parte à posição do hidrogénio como um ‘alicerce’ para a produção de outros combustíveis, como amoníaco ou metanol”, acrescenta Søgaard.