A organização ambiental Transport & Environment (T&E) estima que as cidades europeias precisam de 40 mil pontos de carregamento para camiões eléctricos.
O investimento rondará, de acordo com a T&E, os 28 mil milhões de euros ao longo de 10 anos (ou seja, 2,8 mil milhões por ano), mas permitiria uma redução das emissões em 22% até 2030. A mesma análise salienta que a implantação dos carregadores serviria meio milhão de camiões eléctricos em toda a União Europeia e incentivaria que 43% das viagens de camião na UE até 2030 fossem zero emissões.
Lucien Mathieu, analista de transporte e mobilidade eléctrica da T&E, afirma, citado no estudo, que “a falta de uma estratégia de carregamento europeia e a oferta decepcionante dos construtores europeus de camiões estão a ser um travão ao mercado”.
A mesma fonte solicita, por isso, um esforço maior das administrações públicas e da indústria, já que, em sua opinião, “aumentar a oferta de camiões emissões zero e criar infra-estruturas de carregamento de camiões abre caminho para entregas limpas e silenciosas nas cidades”.
Lucien Mathieu realça ainda que “a UE precisa, além disso, de estabelecer metas ambiciosas para a criação de infra-estruturas e tornar a frota europeia de camiões livre de emissões”.