Uma nova embalagem concebida pela Europac em parceria com um cliente permitiu multiplicar a capacidade de transporte do produto final e reduzir em mais de 70% os custos logísticos associados.

A história tem por protagonistas a Europac, fabricante de caixas de cartão ondulado, e a Temahome, produtora nacional de mobiliário com forte exposição aos mercados externos. A acção decorre em torno de uma mesa com uma estrutura de três pernas a três dimensões em aço.

No início, o acondicionamento e transporte da peça era feita numa tradicional embalagem em forma de paralelepípedo rectangular. Desperdiçava-se embalagem, espaço e capacidade de transporte: cada palete standard recebia apenas 12 caixas, cada camião transportava somente 384 unidades.

Fruto do trabalho conjunto, a Europac desenvolveu uma nova embalagem, e com ela a capacidade de transporte aumentou para as 42 caixas/palete, 1 344 embalagens/camião.

Contas feitas, a capacidade de transporte aumentou 3,5 vezes e o custo unitário de transporte caiu mais de 70% (de 5,99 euros/caixa para1,71 euros/caixa, num transporte entre Portugal e a Suíça, por exemplo).

Qual cereja no topo do bolo, a nova embalagem é de mais fácil manuseamento e mais agradável à vista.

Comments are closed.