A Europorte, filial da Eurotunnel para o transporte ferroviário de mercadorias, testou com sucesso o transporte de semi-reboques não acompanhados entre Antuérpia e Londres. As operações regulares poderão iniciar-se ainda este ano.
A experiência foi uma novidade absoluta no tráfego ferroviário na Mancha. O comboio seguiu entre Antuérpia e Calais pela rede convencional. Entrou no túnel e tomou depois a linha de Alta Velocidade britânica, a HS1, até Barking, nas proximidades de Londres. O encaminhamento até ao terminal de destino foi feito recorrendo a tracção diesel.
A bordo seguiram semi-reboques da holandesa Ewals Cargo Care (carregados de componentes para o construtor automóvel Vauxhall). Aquele transportador aposta também na solução ferroviária como alternativa aos ferries.
Animada com o sucesso da experiência, a Europorte planeia o lançamento de uma ligação regular ainda antes do final do ano, com três frequências semanais, que passarão para cinco assim o mercado o justifique.
A distância de cerca de 400 quilómetros será coberta em sete horas. Os comboios circularão na HS1 durante a noite, o que permitirá que os semi-reboques transportados num sentido sejam descarregados e carregados de novo (caso seja necessário).
A dificuldade maior para o arranque das operações parece prender-se com a disponibilidade no mercado dos vagões específicos para o transporte de semi-reboques.