A Eurostar deverá lançar, ainda este ano, serviços directos entre Amesterdão e Londres, no seguimento dos acordos entre quatro países que cobrem as disposições legais e de segurança.
Os acordos assinados, em Bruxelas, na semana passada, acrescentam os Países Baixos ao grupo, formado em 1993, por Reino Unido, França e Bélgica. Este acordo permite aos passageiros da Eurostar passarem por controlos de segurança e de fronteira dos países de partida e de destino antes de embarcarem no comboio.
A Eurostar opera, desde Abril de 2018, comboios entre a capital britânica e a cidade holandesa, mas os passageiros que viajam com destino ao Reino Unido precisam de apanhar um comboio Thalys e desembarcar em Bruxelas Midi para passar por verificações de fronteira e segurança antes de embarcarem no comboio Eurostar.
No futuro, oficiais dos serviços de fronteiras do Reino Unido estarão localizados em Amesterdão e Roterdão e haverá “cooperação adicional” entre as forças policiais dos quatro países para combater o crime transfronteiriço. O governo do país de partida será responsável pela segurança nas estações e em outros locais, bem como pela triagem dos passageiros.
Mais eficiente que o avião
“Este importante tratado mostra que, embora tenhamos deixado a União Europeia, os nossos laços com a Europa estão mais fortes do que nunca”, disse o secretário do Interior do Reino Unido. “Isso permitirá que verificações vitais de segurança e imigração sejam realizadas na Holanda, protegendo a fronteira do Reino Unido e proporcionando viagens mais rápidas e eficientes para os passageiros”, acrescentou Priti Patel.
“Devido ao coronavírus, estes são tempos difíceis, mas também temos de fazer planos para o futuro próximo”, afirmou, por sua vez, o secretário de Estado para Infra-estrutura e Gestão da Água dos Países Baixos, Stientje van Veldhoven.
“O novo serviço de comboio directo permite-nos viajar de Amesterdão para Londres em pouco mais de quatro horas. É rápido e conveniente, e sem o incómodo de desembarcar em Bruxelas para verificações de fronteiras e segurança. Um comboio Eurostar tem aproximadamente o dobro dos lugares de um avião médio na rota Amsterdão-Londres e as emissões de CO2 são significativamente mais baixas. O serviço ferroviário para Londres é, portanto, uma alternativa sustentável e competitiva ao aéreo”, sustentou.