É o serviço de Alta Velocidade mais longo da Europa. A Eurostar arrancou no passado dia 1 com uma ligação permanente entre Londres e Marselha.

Eurostar

A frequência inicial é de três serviços diários, de sexta-feira a domingo. No Verão, haverá ainda comboios à quinta-feira e à segunda-feira, voltando o serviço à frequência inicial após a época estival. No Inverno, apenas haverá um serviço diário em cada sentido, ao sábado.

Com este serviço, Marselha transforma-se na quarta cidade da rede permanente do Eurostar, além de Londres, Paris e Bruxelas.

Os 1 235 quilómetros de distância entre Londres e Marselha – o serviço de Alta Velocidade mais longo da Europa – são cumpridos em pouco menos de 6h30m, a uma velocidade média ligeiramente acima de 190 km/h.

No sentido inverso, o percurso demora cerca de 7h30m devido à necessidade de desembarque na estação de Lille-Europe para o controlo fronteiriço relativo à entrada no Reino Unido.

A travessia do Canal faz-se, claro, através do Eurotunnel. Os preços dos bilhetes começam nos 123 euros (99 libras).

A Eurostar é detida em 60% pelos caminhos de ferro franceses (SNCF) e belgas (SNCB). Os restantes 40% foram vendidos em Março último, pelo Reino Unido, ao consórcio privado Patina Rail LPP, por mil milhões de euros.

Comments are closed.