Em Janeiro, apenas 82 484 camiões utilizaram os shuttles do Eurotunnel par cruzar a Mancha entre a Europa continental e Inglaterra e vice-versa.
Comparando com Janeiro de 2020, quando ao Eurotunnel contou 131 098 camiões embarcados, a quebra de movimento atingiu os 37%.
As explicações para o resultado de Janeiro são várias. Desde logo, o facto de os importadores de ambos os lados da fronteira terem reforçado os seus stocks em Dezembro do ano passado, perante a incerteza sobre o acordo do Brexil. Acresce a imposição de novos procedimentos aduaneiros (agora que Reino Unido é um país terceiro). E, finalmente, há que contar com as restrições à circulação de motoristas por causa do aumento dos casos de Covid-19.
Se a quebra foi grande no tráfego de camiões, ela foi ainda maior no relativo ao trânsito de viaturas de passageiros, sobretudo por causa das restrições às deslocações, no combate à pandemia.
Em Janeiro, o Eurotunnel transportou somente 49 579 veículos ligeiros, menos 71% do que os 159 675 de há um ano.