O grupo Eurotunnel reportou um volume de negócios de 179,2 milhões de euros no primeiro trimestre deste ano, 24% mais do que no período homólogo do ano passado.
Numa base like-for-like, ou seja, descontando o efeito da integração da GB Railfreight, adquirida em Maio do ano passado, o crescimento do volume de receitas do grupo entre Janeiro e Março foi ainda de 11%.
Os serviços “shuttle” operados pela Eurotunnel foram os que tiveram melhor comportamento, com um aumento de receitas de 14% para os 81,7 milhões de euros. O transporte de camiões cresceu 30%, tendo superado os 301 mil veículos, ao passo que o tráfego de ligeiros avançou 7% até cerca dos 400 mil veículos.
A gestão da infra-estrutura ferroviária do túnel da Mancha rendeu à Eurotunnel 59,9 milhões de euros (mais 5% que no primeiro quarto de 2010) de taxas de utilização pagas pelos operadores de serviços de passageiros e de mercadorias.
Os comboios Eurostar, por exemplo, transportaram perto de 2,2 milhões de passageiros, mais 8% em termos homólogos. Já os comboios de mercadorias cresceram 6% em número (para as 589 composições) e 2% em tonelagem (para perto das 306 mil toneladas).
Em alta esteve também a actividade da Europorte, a subholding do grupo para o negócio do transporte ferroviário de mercadorias. O seu volume de negócios cresceu 150% para os 35,7 milhões de euros, sendo que só a integração da GB Railfreight contribuiu com 18,6 milhões de euros.
Na Europorte, o primeiro trimestre ficou ainda marcado pelo lançamento do primeiro serviço directo entre o Reino Unido e Novara, em Itália.