O Ever Given, há mais de 100 dias retido no Canal do Suez, retomará a viagem para Roterdão na próxima quarta-feira.
“Na sequência do acordo de princípio entre as partes, e depois de novos encontros com o comité de negociação da Autoridade do Canal do Suez e numerosas audições no tribunal, foram feitos bons progressos e uma solução formal foi agora acordada”, anunciou ontem, domingo, o UK P&I Club, que representa as seguradoras do Ever Given.
O comunicado difundido não adianta pormenores sobre os contornos do acordo, e desde logo sobre o valor da indemnização acordada entre os donos do navio e a Autoridade do Canal do Suez.
Certo é que o Ever Given, um porta-contentores de 20 388 TEU, carregado com mais de 18 mil TEU, levantará ferro da zona do Great Bitter Lake depois de amanhã, quarta-feira, rumando a Roterdão. O momento, e o acordo, será assinalado com uma cerimónia na sede da Autoridade do Canal do Suez.
O navio da Evergreen encalhou no canal do Suez a 23 de Março e durante seis dias bloqueou o tráfego naquela importante via de navegação.
Depois de libertado, o navio foi arrestado pela Justiça egípcia, por conta do pagamento da indemnização exigida pela Autoridade do Canal do Suez. As negociações prolongaram-se até ontem.