A Evergreen continua activa na renovação / ampliação da sua frota de porta-contentores, tendo agora contratado mas 20 navios de 15 mil TEU.
A Evergreen ainda não anunciou formalmente a nova encomenda, mas vários media especializados dão conta que a companhia de Taiwan terá contratado os novos navios em três estaleiros.
De acordo com essas fontes, cinco navios serão construídos nos estaleiros sul-coreanos da Samsung Heavy Industries, outros cinco nos chineses da Hudong-Zhonghua e os dez restantes nos japoneses Imabari.
Não foram adiantados os valores dos negócios, nem as datas para a entrada em serviço.
Certo é que com mais estes negócios, a carteira de encomendas da Evergreen sobe para um total de 80 navios e 754 226 TEU de capacidade, ou 58,5% da frota actual, de acordo com a Alphaliner. É, de muito longe, a maior carteira, em termos de capacidade (a segunda maior é da CMA CGM e fica-se pelos 300 mil TEU).
Caso toda essa capacidade fosse acrescentada, a Evergreen saltaria para o quinto lugar do ranking, com cerca de dois milhões de TEU, superando a ONE a a Hapag-Lloyd e ficando apenas atrás da Maersk, MSC, COSCO e CMA CGM.
Contudo, reagindo às notícias, Lars Jensen (Sea-Intelligence) já fez notar, no LinkedIn, que apesar de manter, ao longo da última década, uma carteira de encomendas na casa dos 30-50% da capacidade, a frota da Evergreen apenas cresceu uns 8% ao ano, pelo que as encomendas têm sido sobretudo para renovar a frota.