A Evergreen vai fretar à Enesel os dez porta-contentores de 13 800 TEU encomendados pelo armador grego aos estaleiros da Hyundai Heavy Industries.
Tal como o TRANSPORTES & NEGÓCIOS noticiou em Abril, a Evergreen foi o último dos principais players a ceder à operação de navios de +10 000 TEU. E fê-lo para harmonizar a sua oferta de capacidade com a dos seus parceiros nos serviços Ásia-Norte da Europa e Ásia-Mediterrâneo.
A demora compensou o operador de Taiwan. Os navios agora encomendados custarão cerca de 120 milhões de dólares/cada, contra os 170 milhões de compras anteriores de navios sinilares, e além disso os seus consumos serão cerca de 30% inferiores.
Os navios agora encomendados começarão a ser entregues no segundo semestre do próximo ano. O contrato de fretamento terá uma duração inicial de cinco anos.
A Evergreen é o quinto maior operador mundial de transporte marítimo de contentores, em termos de capacidade. Em 2010 e 2011 encomendou uma trintena de navios de 8 000 TEU, depois de ter alegadamente anunciado a intenção de comprar 100 porta-contentores num prazo de dez anos.
A Enesel tem também encomendados aos estaleiros sul-coreanos da HHI quatro navios de 9 814 TEU, para entrega a partir de 2014 e destinados à Hamburg Süd.