De uma assentada, a Evergreen e a CMA CGM terão contratado 34 porta-contentores com uma capacidade agregada de 624 mil TEU. Mais do que a a frota da ZIM.
A Evergreen terá dividido uma encomenda firme de 24 navios de 16 000 TEU entre os estaleiros da Nihon Shipyards e da Samsung Heavy Industries.
Os navios serão equipados com motorizações dual fuel a metanol. As entregas estão previstas para 2026 e 2027. O valor do negócio ascenderá a 4,2 mil milhões de dólares, ao preço unitário de 175 milhões de dólares.
Este negócio já tinha sido adiantado no início de Maio perla Maersk Broker, que na altura também antecipou que, de seguida, a companhia sul-coreana deverá avançar para nova mega-encomenda, mas de navios de 3 000 TEU.
Por seu turno, a CMA CGM terá contratado com os estaleiros chineses de Jiangsu Yangzijiang a construção de dez porta-contentores de 24 mil TEU, para entrega em 2026.
Neste caso, a motorização será dual fuel a GNL, confirmando a opção da operadora de Marselha pelo GNL.
Considerando um preço unitário de 240 milhões de dólares, este contrato ascenderá a 2,4 mil milhões de dólares.
De acordo com a Alphaliner, a CMA CGM tem encomendados 123 navios, com uma capacidade agregada de 1,23 milhões de TEU. Acaso todos esses navios fossem acrescentados aos actualmente em operação, a CMA CGM ultrapassaria a Maersk como número dois mundial, atrás da MSC.
Facto é que a confirmarem-se estes dois contratos, a Evergreen e a CMA CGM encomendaram, de uma só vez, mais capacidade do que a operada pela ZIM, número dez mundial.