A Evergreen e a X-Press Feeders vão criar uma rede de serviços feeder na Europa exclusivamente operada por navios dual fuel a metanol verde.
O acordo anunciado pelas duas companhias prevê que a Evergreen carregará os seus contentores nos novos navios feeder a metanol da X-Press Feeders, nos serviços na Europa e Mediterrâneo.
O acordo – e a rede – será implementado à medida que a X-Press Feeders receba os 14 porta-contentores dual fuel a metanol que tem encomendados, o que deverá acontecer até meados de 2026.
De início – e o primeiro navio, o Eco Maestro, deverá começar a operar já neste segundo trimestre – a oferta abrangerá o Mar Báltico e a Escandinávia. com os navios baseados no porto de Roterdão.
O Eco Mastro tem 148 metros de comprimento e 27 metros de boca e uma capacidade de transporte de 1 200 TEU. A utilização do metanol verde (produzido a partir da decomposição de matéria orgânica) permitirá poupar 268 kg equivalentes de CO2 por TEU transportado face ao transporte recorrendo aos combustíveis tradicionais, assegura a companhia.
A X-Press Feeders propõe-se reduzir as emissões de CO2 em 20% até 2035, em 50% até 2040 e anulá-las até 2050.