A Evergreen confirmou uma encomenda de 11 navios porta-contentores de 24 000 TEU, num investimento estimado em cerca de três mil milhões de dólares.
Apesar das condições desafiantes do mercado, as encomendas de navios porta-contentores não dão sinais de abrandamento. De tal forma que se prevê que a carteira de contratos de novas construções atinja em breve os nove milhões de TEU, ou 30% da frota mundial em operacional. No imediato, a Evergreen deu mais ajuda.
A companhia de Taiwan dividiu a nova encomenda entre dois estaleiros. Seis navios serão construídos nos estaleiros locais da Hanwha Ocean e os restantes cinco na Guangzhou Shipyard International. As datas de entregas não foram divulgadas, mas os analistas apontam para o seu início em finais de 2027, princípios de 2028.
Os novos navios terão uma motorização dual fuel a GNL.
Com mais estas encomendas, a Evergreen passa a ter contratados 59 navios, com uma capacidade agregada de 820 mil TEU. A companhia sul-coreana é sétima no ranking mundial (segundo a Alphaliner), com uma capacidade de perto de 1,8 milhões de TEU, a cerca de 200 mil TEU de distância da número seis, a ONE, que por sua vez espera 47 navios e 610 mil TEU.
A “campeã” das encomendas de porta-contentores continua a ser a MSC, com 130 navios contratados num total de 1,99 milhões de TEU, seguida da COSCO com 84 unidades e 1,34 milhões de TEU.