A Evergreen encomendou dez navios “feeder” do tipo B ao estaleiro CSBC, também de Taiwan.

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Com capacidade para 2 800 TEU, os porta-contentores serão alinhados nas rotas “domésticas” intra-Ásia (ASEAN) à medida que sejam entregues, entre o segundo semestre de 2017 e o primeiro de 2018.

O montante total da encomenda não foi revelado pelas duas empresas, mas especula-se que o valor pode rondar os 400 milhões de dólares (362,9 milhões de euros).

Os navios terão 211 metros de comprimento, 32,8 metros de largura e um calado de dez metros, com 13 filas de contentores no convés, o que se adequa aos pórticos existentes na maioria dos portos asiáticos que escalarão. O seu casco será também mais largo do que o de navios com capacidade semelhante, no sentido de permitir a navegação em águas pouco profundas, comuns naquelas rotas.

Os navios estarão ainda equipados com a tecnologia Sea-Sword Bow. Desenvolvida pela CSBC, trata-se de um design específico da proa que mantém a melhor performance possível independentemente das condições de navegação, o que, de acordo com a empresa, reduz o consumo de combustível em 10%.

Além disso, a injecção directa do motor cumpre as normas Tier II da Organização Marítima Internacional em termos de emissões de NOx e diminui as emissões em cerca de 20%. Em linha com as exigências do EEDI, o índice de eficiência energética de projecto, os dez navios poderão navegar a uma velocidade de cruzeiro de 21,8 nós.

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