Este ano, as entregas de novos navios porta-contentores deverão atingir um recorde de 1,6 milhões de TEU. Os 20 maiores operadores receberão 1,28 milhões de TEU, com destaque para a Evergreeen, que à sua conta acrescentará quase 200 mil TEU.
Depois de terem aumentado a sua capacidade de transporte em 972 mil TEU no ano passado, os 20 maiores players mundiais do transporte marítimo de contentores deverão crescer em 2014 mais 1,28 milhões de TEU, refere a Alpharliner. Um recorde que a devolução de navios fretados e eventuais desmantelamentos não deverá beliscar.
No ano passado, a MSC foi a campeã no crescimento da frota, tendo incorporado 146 700 TEU líquidos e com isso ficado muito mais próxima da Maersk Line, número um mundial-.
Este ano, será a Evergreen a destacar-se, prevendo a Alphaliner a entrada ao serviço de 18 navios, com capacidades entre os 8 000 e os 14 000 TEU, num total de 195 mil TEU. O armador da Taiwan, que durante anos resistiu a encomendar navios, já em 2013 aumentou a sua frota em 123 mil TEU líquidos.
De acordo com os cálculos realizados pela Alphaliner, a Maersk Line será a segunda companhia a receber mais capacidade (fruto das entregas de mais Triple-E de 18 000), seguida da China Shipping, da Hamburg Süd e da CMA CGM.
Entre os 20 maiores players mundiais, apenas a NYK, a K Line e a Zim não têm prevista a recepção de quaisquer novos navios. Mas são excepções que apenas confirmam a regra.
A tendência de crescimento acelerado da capacidade mundial de transporte marítimo de contentores deverá manter-se em 2015 e 2016, estima a Alphaliner, lembrando os recentes contratos firmados pela Evergreen, Cosco, Hyundai e Hanjin Shipping.