A Evergreeen Marine está em conversações com vários estaleiros para encomendar mais dez a 12 navios porta-contentores.

A novidade foi avançada pelo vice-presidente do grupo Bronson Hsieh, que todavia se escusou a especificar a dimensão dos navios e o timing para a concretização do negócio.

A verificar-se ainda em 2010, esta compra elevará para 32 o número de porta-contentores encomendados este ano pelo armador de Taiwan. Em Julho e Setembro, a companhia colocou junto da Samsung Heavy Industries encomendas para 20 navios de 8 000 TEU cada, num valor global de dois mil milhões de dólares.

A Evergreeen esteve muito tempo sem encomendar novos navios, mas já este ano surpreendeu o mercado com o anúncio da intenção de adquirir até uma centena de porta-contentores de última geração e de dimensões médias próximas dos 8 000 TEU.

A companhia diz-se moderadamente optimista sobre o evoluir da actividade. Os novos navios começarão a entrar ao serviço no último trimestre de 2012, quando a Evergreen estima que a procura e a oferta no sector estarão mais “saudáveis”.

Actualmente a Evergreen opera uma frota de cerca de 160 porta-contentores. A compra dos novos será feita mediante o recurso ao crédito bancário.

Os comentários estão encerrados.