A Evergreen procura estaleiros para encomendar 24 navios de 16 mil TEU, segundo a Maersk Broker.
De acordo com a broker, a Evergreen terá fixado o prazo de 17 do corrente mês para receber propostas dos estaleiros para construir os 24 porta-contentores dual fuel a metanol.
O preço estimado de cada navio será de 180 milhões de dólares, o que atira o valor do negócio para a casa dos 4,3 mil milhões de dólares.
A encomenda deverás ser dividida entre vários estaleiros, desde logo pela sua dimensões, mas também por a maioria dos estaleiros ter pouca capacidade disponível para entregar mais navios até 2026.
Mas a Evergreen não deverá ficar-se por aqui. Sempre de acordo com a Maersk Broker, assim feche este negócios, a companhia de Taiwan deverá lançar-se noutra mega-encomenda, desta feita de navios de 3 000 TEU.
Nos últimos dois anos e meio foram encomendados porta-contentores com uma capacidade agregada de 8,6 milhões de TEU, com uma tendência em crescendo nos últimos dez trimestres.
A Evergreen, número seis mundial em termos de capacidade, segundo a Alphaliner, tem encomendados 49 navios, com uma capacidade agregada de 473 mil TEU, equivalente a 28% da sua frota actual.