Se tudo correr como previsto, o Corredor Internacional Sul ficará concluído no primeiro trimestre de 2022. Hoje foram lançados o concurso para os primeiros 20 quilómetros da nova Linha de Évora e os trabalhos de modernização da Linha do Leste até à fronteira.

O arranque do maior investimento de raiz na rede ferroviária nacional em mais de um século juntou no Museu de Arte Contemporânea de Elvas os primeiros ministros de Portugal e Espanha, os ministros das Infraestruturas português e do Fomento espanhol e a comissária europeia Violeta Bulc.

A ligação de Évora a Elvas/Caia, numa extensão de cerca de 100 quilómetros, completará o Corredor Internacional Sul e, na prática, fechará o Corredor Atlântico da Rede Transeuropeia de Transportes.

O investimento projectado é de 509 milhões de euros, suportados em quase 50% por fundos comunitários.

A ligação será feita em via única, em bitola ibérica (mas com travessas polivalentes), electrificada e com sistemas de sinalização e comunicações ERTMS. Ali poderão circular comboios a 250 km/hora e composições de mercadorias com 750 metros de extensão e 1400 toneladas.

A nova Linha de Évora, que ligará aquela cidade à Linha do Leste junto a Elvas, terá uma extensão de cerca de 100 quilómetros. Hoje foi lançado o concurso para a execução do primeiro troço, de 20,5 quilómetros, entre Évora Norte e Freixo. Nas próximas semanas, anuncia a Infraestruturas de Portugal, serão lançados os concursos para os dois restantes troços.

Já hoje têm início as obras de modernização da Linha do Leste, entre Elvas e Caia, numa extensão de 11 quilómetros, incluindo a ampliação da estação da cidade para permitir a manobra de comboios de mercadorias de 750 metros.

A intervenção projectada inclui ainda a construção do troço Évora-Évora Norte, num canal já existente com nove quilómetros, e a construção de uma estação técnica ao km 118 da Linha do Sul, para cruzamento de comboios de 750 metros.

A conclusão do Corredor Internacional Sul é a principal obra inscrita num Ferrovia 2020, plano que representa mais de dois mil milhões de euros de investimento na rede ferroviária nacional.

 

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  1. Parabéns ao projecto ferroviário que ligará Lisboa a Madrid através de Sines – Elvas / Badajoz, também poderia ser importante a ligação às linhas da Beira Baixa e Alta, para criar alternativa e concorrência à saturada linha do Norte para as nossas exportações