A Metro do Porto vai inspirar-se no modelo de Metrobus de Nantes para implementar o sistema em Portugal, sustentando-se nos dados da operação da cidade francesa, de acordo com o seu presidente, Tiago Braga.
“Nós ouvimos muitas críticas sobre aquilo que é o BRT [Bus Rapid Transit, vulgo Metrobus, autocarro em via segregada], dizendo que o BRT não é um modo eficiente, que é uma redução do nível de qualidade da Metro do Porto, e aquilo que nós viemos aqui verificar é que isso não é verdade”, disse Tiago Braga aos jornalistas em Nantes.
Uma comitiva da Metro do Porto, STCP (que operará o Mmetrobus do Porto e da Câmara do Porto visitou Nantes e o serviço da operadora local Semitan, com vista a retirar ilações para a sua operação entre a Casa da Música e a Praça do Império (e posteriormente Anémona), prevista para arrancar este ano.
De acordo com os dados oficiais da Semitan apresentados à comitiva portuguesa, em Nantes o nível de satisfação dos clientes é superior no Metrobus (8,1 em 10) face ao tramway (7,3), tendo a cidade sido a primeira a implementar os dois sistemas em França.
Nantes tem duas linhas de Metrobus com uma taxa de segregação do restante tráfego automóvel superior a 90%, bem como linhas de autocarro com segregação superior a 60%, além de uma rede de tramway convencional, semelhante à operação à superfície da Metro do Porto.
No Porto, o Metrobus terá segregação total apenas na Avenida da Boavista, partilhando a via com o restante tráfego automóvel na Marechal Gomes da Costa, numa taxa de segregação que rondará os 70%, segundo Tiago Braga.
Questionado sobre a falta de interfaces directos, quer na Casa da Música (onde os passageiros terão de percorrer cerca de 200 metros entre o Metrobus e o metro) quer na ligação da Anémona a Matosinhos Sul (500 metros), o presidente da Metro do Porto disse acreditar que não inibirão a utilização do serviço.
“Eu acredito que não, por uma razão muito simples: nós vemos a Avenida dos Aliados, a Trindade, a relação entre a própria estação de São Bento ferroviária e a nossa estação de São Bento de metro, as pessoas saem à superfície”, referiu.
O Metrobus do Porto ligará a Casa da Música à Praça do Império (em 12 minutos) e à Anémona (em 17) em 2024, com recurso a autocarros a hidrogénio, estando previstas as estações Casa da Música, Guerra Junqueiro, Bessa, Pinheiro Manso, Serralves, João de Barros e Império, no primeiro serviço, e na secção até Matosinhos adicionam-se Antunes Guimarães, Garcia de Orta, Nevogilde, Castelo do Queijo e Praça Cidade do Salvador (Anémona).
A velocidade comercial prevista no projecto é de 22 km/hora. Em Nantes, é de 21 km/hora.