O Governo prorrogou, mais uma vez, agora até 31 de Julho, o mandato do Grupo de Acompanhamento da expansão da capacidade do aeroporto de Lisboa.
De novo, o Executivo invoca a complexidade do processo e a necessidade de não comprometer a “utilidade e rigor” das conclusões do grupo de trabalho para justificar o prolongamento.
Em causa está a definição de um plano de investimentos que permitam atingir uma capacidade declarada de 45 movimentos por hora no aeroporto de Lisboa (sete movimentos acima da actual capacidade declarada) e um volume de tráfego anual de 40-45 milhões de passageiros.
O Grupo de Acompanhamento foi criado em Julho do ano passado e deveria ter terminado o seu trabalho a 30 de Dezembro. Em Janeiro, porém, o mandato foi prolongado até 30 de Abril.
Integram o Grupo de Acompanhamento, entre outros, representantes dos ministérios das Infraestruturas, Finanças, Defesa e Ambiente, da ANA, da TAP, da Força Aérea, ANAC, NAV e RENA.
Afinal PS & PSD em nada diferem nomeadamente no que toca ao planeamento estratégico de curto, médio e longo prazos. O aeroporto de Lisboa está esgotado e assim continuará mais 15 anos, muita vergonha da classe política, passada e presente. A capital Lisboa e os portugueses merecem melhor qualidade de vida, mais crescimento económico e menos poluição, atmosférica e sonora. No mínimo o NAL exigirá 4 novos HUB de carga aérea. A DHL aguarda há mais 10 anos o seu espaço para ligar o transporte de mercadorias para outros destinos !