As obras de expansão do porto da cidade da Praia, capital de Cabo Verde, deverão ficar concluídas em Maio do próximo ano. Entretanto, o investimento previsto foi multiplicado por seis.
Em curso está a dragagem da bacia de rotação, a instalação de um sistema de navegação e a construção do parque de contentores.
As obras da segunda fase de expansão, no valor de 72 milhões de euros, compreendem a reabilitação e ampliação das frentes de cais, a pavimentação do terminal de contentores e a construção do molhe de protecção, com uma extensão de 234 metros.
Os trabalhos são desenvolvidos pelo consórcio Somague/MSF/Etermar.
A ampliação do porto da capital caboverdiana visa responder ao aumento do tráfego de mercadorias, que se projecta atinja os dois milhões de toneladas cerca de 2030.
Actualmente, o porto da Praia processa 38% do volume global de mercadorias movimentadas em Cabo Verde, seguido por São Vicente (34%) e Palmeira (10-12%).
A Enapor tem em curso outras intervenções nos portos de Palmeira (Sal), Porto Novo (Santo Antão), Sal-Rei (Boavista) e Porto dos Cavaleiros (Fogo). Todas deverão ficar concluídas até Maio de 2013.
Para mais tarde fica o porto do Mindelo, para onde Cabo Verde projecta um investimento de 300 milhões de euros.
A modernização e expansão dos portos de Cabo Verde está a ser financiada por uma linha de crédito de 200 milhões de euros, disponibilizada por Portugal.