As obras de expansão do porto da Praia, em Cabo Verde, serão oficialmente inauguradas em Março, por ocasião da visita oficial da ministra portuguesa da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas, ao arquipélago.
A cargo do consórcio português Somague/MSF/Etermar, a execução da segunda fase das obras de expansão e modernização do porto da Praia orçou em 72 milhões de euros, financiados maioritariamente pela linha de crédito de 200 milhões de euros aberta por Portugal.
O projecto abrangeu a reconstrução do cais existente, a construção do manto de protecção de parque de contentores e a edificação do quebra-mar de 234 metros de extensão, bem como o prolongamento do cais número um para cerca de 450 metros.
As obras englobaram também a dragagem da bacia de manobra, a instalação de um sistema de apoio à navegação e a construção do parque de contentores.
Pensado para um horizonte de 20 anos, o projecto de modernização e expansão do porto da Praia pretende que a infra-estrutura passe a ter, em 2030, um tráfego na ordem dos dois milhões de toneladas de mercadorias.
A expansão do porto da Praia insere-se no projecto de expansão dos restantes portos caboverdianos: Palmeira (Sal), Porto Novo (Santo Antão), Sal Rei (Boavista), Porto dos Cavaleiros (Fogo) e Mindelo (São Vicente), este último contemplando investimentos de 300 milhões de euros.