A partir de 2020, o porto de Portimão poderá receber navios de até 272 metros de comprimento. As obras deverão ir a concurso em Abril do próximo ano.

“O mais cedo que será possível lançar o concurso para a execução da empreitada será em Abril l do próximo ano e a obra será concluída até 2020”, anunciou a ministra do Mar, ontem, numa audiência parlamentar na Comissão de Agricultura e Mar.

Ana Paula Vitorino justificou o calendário com o decorrer de um concurso público para a elaboração do estudo de impacto ambiental do projecto de aprofundamento e alargamento do canal de navegação do porto algarvio.

“Estima-se que a conclusão do estudo seja em Setembro e que a emissão da guia seja no início do próximo ano”, ãcrescentou.

Em causa está um investimento de 17,5 milhões de euros, previsto na estratégia para o aumento da competitividade dos portos nacionais. Com as obras de dragagem, Portimão poderá ser demandado por navios de até 272 metros.

O porto de Portimão tem o único terminal de cruzeiros da costa algarvia. No ano passado movimentou cerca de 30 mil passageiros.

 

 

Comments are closed.