A expansão do terminal de contentores de Leixões é o projecto melhor classificado entre as 30 prioridades elencas pelo GTIEVA, o grupo de trabalho encarregue pelo Governo de avaliar os investimentos em infra-estruturas de elevado valor acrescentado.
O relatório só ontem foi entregue ao Governo e só amanhã estará disponível para consulta pública. Contudo, e de acordo com as informações vindas a público, parece certo que os investimentos nos portos e na ferrovia levam claramente a melhor sobre as aplicações em outros modos de transporte.
De uma lista inicial de 238 potenciais projectos de investimento facultada pelo Governo, o grupo de trabalho liderado pelo presidente da AIP seleccionou 30, para serem lançados nos próximos seis anos (no decurso do próximo Quadro Comunitário de Apoio), num investimento global de 5,1 mil milhões de euros.
A expansão do terminal de contentores Sul de Leixões encabeçará as prioridades, seguida da conclusão da modernização da Linha do Norte, da expansão do terminal de contentores de Sines, da construção do terminal de aguas profundas de Lisboa e da conclusão do túnel do Marão.
Os 15 projectos com melhor classificação representam um investimento de 2,8 mil milhões de euros, e desses 90% destinam-se aos sectores marítimo e ferroviário.
No que toca ao financiamento, o GTIEVa propõe que 61% das verbas provenham de fundos comunitários, cerca de 25% do Estado (através do OE ou das empresas públicas) e o restante do sector privado.
O relatório será agora discutido publicamente na Assembleia da República. O Executivo pretende consensualizar as opções de investimento em infra-estruturas de transportes para os próximos anos.