A expansão do Terminal XXI de Sines arrancará em Janeiro, com a construção de 204 metros de cais e oito hectares de terraplenos, num investimento de 16,5 milhões de euros, anunciou a PSA Sines.
De acordo com a concessionária do Terminal XXI, em comunicado, “o plano de expansão, contratualizado entre a PSA Sines e a Administração do Porto de Sines (APS), em Outubro de 2019, prevê a expansão de 804 metros de cais, 18 hectares de terraplenos e edifícios, que serão construídos de forma faseada“.
“Prevê-se que durante os primeiros oito meses haja lugar à exploração de uma pedreira e ao respectivo transporte de materiais para o Terminal XXI” e que os trabalhos marítimos arranquem “no segundo mês da empreitada”, lê-se no comunicado.
Devido ao impacto dos trabalhos, que incluem a circulação de camiões para o transporte de materiais nas vias de circulação interna do Porto de Sines, a concessionária garante que “exercerá um rigoroso controlo sobre as medidas de mitigação dos impactes ambientais previstas no Estudo de Impacte Ambiental, aprovado pela Agência Portuguesa do Ambiente”.
Com a conclusão da expansão, prevista para o final do próximo ano, o Terminal XXI, passará a dispôr de uma frente de cais de 1 750 metros, 19 pórticos de cais e 60 hectares de terraplenos. A capacidade anual passará de 2,3 para 4,1 milhões de TEU.
“Este projeto representa mais um passo para reforçar a posição de Sines como um dos principais portos do Sul da Europa, ao mesmo tempo que a PSA (já o maior empregador privado da região) aumenta a sua contribuição direta e indirecta para o crescimento económico e social da região do litoral alentejano e, consequentemente, do País”, reforça a empresa.