O Terminal XXI de Sines dispõe agra, oficialmente, de mais 204 metros de cais acostável. A expansão do terminal de contentores deverá estar concluída em 2027.
Praticamente dentro do prazo previsto, apesar da pandemia, a PSA Sines inaugurou a primeira etapa da terceira fase de expansão do Terminal XXI: um investimento de 16,5 milhões de euros, iniciado em Janeiro do ano passado e que acrescenta 204 metros ao cais.
A partir de agora, o terminal de contentores de Sines dispõe de 1 150 metros de cais acostável, o que lhe permite operar em simultâneo três mega-carriers de 330 metros cada.
Mas os trabalhos não terminam aqui. No âmbito da renegociação do contrato de concessão entre a administração portuária e a PSA Sines, a expansão do terminal continuará, de forma faseada, até 2027: já para 2023 será aumentada a área de terrapleno, depois, até 2025, serão construídos mais cais e mais terreaplenos, e o mesmo acontecerá até 2027.
No final, o Terminal XXI disporá de uma frente de cais de 1 950 metros (mais 840 do que antes da expansão), 60 hectares de terraplenos (mais 18) e 19 pórticos de cais super post panamax. A capacidade será então de 4,1 milhões de TEU/ano, quase o dobro dos 2,3 milhões de TEU de há um ano.
“A PSA sempre acreditou que o porto de Sines – um porto de águas profundas estrategicamente localizado no cruzamento das rotas Norte-Sul, Este-Oeste – oferece uma oportunidade única para o desenvolvimento bem-sucedido de um terminal de contentores para os seus clientes. Actualmente, a PSA Sines já excedeu as nossas mais altas expetativas, tendo-se transformado num hub regional de relevo capaz de servir as rotas marítimas mais importantes e com capacidade para receber os maiores navios de contentores”, comentou David Yang, CEO Regional, PSA Europa, Mediterrâneo & Américas, presente na cerimónia de inauguração desta primeira etapa de expansão.
O evento contou ainda com as presenças do secretário de Estado das Infraestruturas, Hugo Santos Mendes, do ministro dos Negócios Estrangeiros de Singapura, Vivian Balakrishnan, do secretário de Estado da Internacionalização, Bernardo Ivo Cruz, do presidente da Administração Portuária de Sines, José Luís Cacho, e do presidente da Câmara Municipal de Sines, Nuno Mascarenhas, entre outros.
Parabéns Sines, Parabéns Alentejo, sempre esquecido mas sempre IMPORTANTE, só mesmo o BESTIAL ministro JAMAIS para afirmar que o Deserto começava depois da ponte Oliveira Salazar, porcarias de Socialistas que nem aeroporto conseguem construir em Lisboa tal a Corrupção POLÍTICA de Sócrates & Costa, vergonhas nacionais !!
Concluída em 2028 diz autoridade de Singapura, o porto de Sines não manda nada no TXXI, só publicidade !!