Cerca de oito dezenas de empresas e instituições são esperadas na Exponor, na próxima semana, na Feira do Mar, integrada no Fórum do Mar, uma iniciativa conjunta da AEP e da Oceano XXI, e de que o TRANSPORTES & NEGÓCIOS é um dos media partner.

O Fórum arranca de hoje a uma semana com a Feira do Mar, um certame profissional em que participarão cerca de oito dezenas de empresas nacionais, dos sectores da construção e reparação naval, turismo marítimo e náutica de recreio, fileira do pescado, energia e novas tecnologias marinhas, transportes marítimos e infra-estruturas portuárias e universidades e centros de investigação e desenvolvimento.

No segundo dia, terá lugar a conferência intitulada “Valorização económica e sustentabilidade dos recursos marinhos”. O programa contempla três painéis de debate: “Exploração e monitorização de recursos marinhos”, “Potencial de valorização económica dos recursos marinhos” e “Governança e sustentabilidade dos oceanos”, moderados por João Coimbra, Tiago Pitta e Cunha e Ana Teresa Lehman.

São esperados mais de 200 participantes, entre decisores institucionais, empresários e gestores, economistas, académicos e dirigentes associativos, nacionais e estrangeiros

Paralelamente às realizações previstas para a Exponor, e mais dedicadas aos profissionais, decorrerão no porto de Leixões e na praia de Leça da Palmeira várias iniciativas lúdicas orientadas para os mais novos mas sempre tendo por motivo o mar. Serão os casos das visitas a navios da Armada, ou as acções de iniciação a vários desportos náuticos.

O Fórum do Mar será a primeira de uma série de acções conjuntas que a AEP e a Oceano XXI se propõem promover no seguimento do protocolo firmado pelos respectivos presidentes na passada semana com o objectivo de dinamizar as actividades económicas relacionadas com o mar.

 

Comments are closed.