A indústria do mobiliário e colchoaria encerrou 2019 com um crescimento de 3,7% nas exportações, com um valor recorde de 1,9 mil milhões de euros.

Exportações de mobiliário cresceram 3,7%

Os dados apurados pela Associação Portuguesa das Indústrias de Mobiliário e Afins (APIMA) junto do Instituto Nacional de Estatística (INE) revelam uma subida assente no crescimento sustentado pelos dois principais mercados, o francês (627 milhões de euros, 34% do total das exportações) e o espanhol (465 milhões de euros, 25% do total das exportações), mas também na ascensão de novos destinos, como o alemão (crescimento de 38%), o americano (+28%) e o belga (+29%).

O mobiliário de casa, com 763 milhões de euros, foi responsável por 41% do volume de exportações. Os assentos, por seu turno, foram o principal produto exportado pelas empresas nacionais, tendo ultrapassado os 902 milhões de euros em vendas e representado 49% do total de exportações. Entre os produtos com maior crescimento, destaque para a colchoaria, cujo volume de vendas ascendeu 10% em relação a 2018, totalizando 156 milhões de euros.

Joaquim Carneiro, presidente da APIMA, elege a “aposta das empresas portuguesas na inovação tecnológica, no design e na customização dos produtos” como as chaves para o crescimento do sector. Simultaneamente, o responsável da associação destaca o “sucesso da estratégia de internacionalização, ancorada nos projectos conjuntos da APIMA e da AICEP, que permitiu a diversificação dos mercados e o crescimento em países particularmente desafiantes, como a Suíça e a Bélgica”.

Para este ano, a APIMA prevê a consolidação da tendência de crescimento do sector e da afirmação internacional, nos mercados tradicionais e em novos destinos. Para o efeito, está definida a participação em mais de uma dezena de feiras, incluindo os principais certames mundiais, como a Isaloni Milão, a ICFF, em Nova Iorque, e a Maison et Objet, em Paris.

 

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