As exportações de pêra rocha renderam 90 milhões de euros entre Janeiro e Novembro de 2019, mais 16% do que no ano anterior, anunciou a associação do sector.
Segundo o presidente da Associação Nacional de Produtores de Pêra Rocha (ANP), Domingos dos Santos, este crescimento é devido “ao trabalho das centrais fruteiras e ao trabalho de promoção [da pêra] em novos mercados”.
Nos últimos três anos, o sector da produção da pêra rocha investiu 430 mil euros num projecto de promoção da fruta na Alemanha, Brasil, Espanha, França, Reino Unidos, Peru e China. Nesse âmbito, a ANP participou em nove feiras internacionais em Espanha, Alemanha, China e Peru, trouxe 18 jornalistas, chefs e bloggers estrangeiros a
visitar a região do Oeste, onde a fruta é produzida, deu a provar a pêra em 1 730 voos da TAP com destino à Alemanha, França, Reino Unido e Espanha e efectuou uma campanha publicitária na capital francesa, com 700 mupis colocados de forma estratégica.
Ao fim dos três anos, num inquérito realizado, a maioria das centrais fruteiras considerou que o projecto de internacionalização trouxe um impacto positivo para a empresa e para toda a fileira, valorizou a fruta, facilitando os contactos comerciais e impulsionando as exportações.
Na última campanha, foram colhidas 200 mil toneladas de pêra rocha e 60% dessa produção é vendida nos mercados internacionais, com Marrocos a liderar, seguindo-se o Brasil e a Inglaterra.
O Ministério da Agricultura tem em curso processos para desbloquear os mercados da China, Equador, África do Sul, Chile, Coreia do Sul, Indonésia e Índia, adiantou Cláudia Sá, da Direcção Geral da Alimentação e Veterinária.