As exportações de Portugal para a China cresceram 5,62% nos primeiros sete meses do ano, enquanto as importações sofreram uma queda de quase 10%, em relação ao período homólogo de 2019.
Os dados oficiais publicados ontem no portal do Fórum Macau, com base nas estatísticas dos Serviços de Alfândega, chineses, indicam que, de Janeiro a Julho, Lisboa vendeu a Pequim produtos avaliados em 1,4 mil milhões de dólares (1,2 mil milhões de euros).
Por outro lado, no mesmo período Portugal importou 2,3 mil milhões de dólares (1,9 mil milhões de euros) da China, menos 9,76% em termos homólogos.
Nos primeiros sete meses do ano, a balança comercial entre Lisboa e Pequim teve um saldo negativo de 900 milhões de dólares (762 milhões de euros) para Portugal.
No total, as trocas comerciais entre os dois países registaram uma diminuição de 4,5%, de Janeiro a Julho, para 3,7 mil milhões de dólares (3,1 mil milhões de euros), em relação ao mesmo período de 2019.
De acordo com as estatísticas, as trocas comerciais entre a China e os países de língua portuguesa, nos primeiros sete meses do ano, foram de 77,66 mil milhões de dólares (65,81 mil milhões de euros), um decréscimo homólogo de 7,57%.