As exportações portuguesas de frutas, legumes e flores cresceram 7,5% em 2024, para 2,5 mil milhões de euros, um valor recorde, revelou a Portugal Fresh.
“As exportações portuguesas de frutas, legumes e flores não param de crescer e, em 2024, atingiram o valor mais alto de sempre: 2,5 mil milhões de euros. De acordo com os dados do INE, divulgados esta segunda-feira, as vendas da produção nacional para os mercados internacionais aumentaram 7,5% em valor, face a 2023″, indicou, em comunicado, a Portugal Fresh – Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores de Portugal.
O principal destino destes produtos foi a União Europeia, que representou 81% das exportações em valor. Destacou-se Espanha (com uma quota de 37,6%), seguida por França (13%), Países Baixos (9%), Alemanha (7,9%) e Reino Unido (6,8%).
Citado na mesma nota, o presidente da Portugal Fresh, Gonçalo Santos Andrade, afirmou que estes números demonstram o sucesso do sector, que investe numa agricultura moderna e de precisão.
“Temos como meta equilibrar a balança comercial até 2030 e os números mostram que estamos no bom caminho”, referiu. O défice da balança comercial recuou de 341 milhões de euros em 2023 para 301 milhões de euros no ano passado.
Criada em Dezembro de 2010, a Portugal Fresh tem 112 sócios, que representam cinco mil agricultores.