Terça-feira, Agosto 16, 2022
  • Login
Transportes & Negócios

  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • MARÍTIMO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Contos impopulares [i]

    Transporte marítimo em tempos de guerra

    Financiamento público às Comunidades de Energia Renovável e Autoconsumo Coletivo:

    Financiamento público às Comunidades de Energia Renovável e Autoconsumo Coletivo:

    O que é um Porto?

    O papel dos carregadores na sustentabilidade do transporte

    Contos impopulares [i]

    O frenesim de comprar e vender navios

    Repensar a (i)razoabilidade da decisão

    Venha lá “fartura” que esta fome já ninguém atura

    Perigoso é o (des)conhecimento!

    Contentores são caixinhas de surpresas

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • MARÍTIMO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Contos impopulares [i]

    Transporte marítimo em tempos de guerra

    Financiamento público às Comunidades de Energia Renovável e Autoconsumo Coletivo:

    Financiamento público às Comunidades de Energia Renovável e Autoconsumo Coletivo:

    O que é um Porto?

    O papel dos carregadores na sustentabilidade do transporte

    Contos impopulares [i]

    O frenesim de comprar e vender navios

    Repensar a (i)razoabilidade da decisão

    Venha lá “fartura” que esta fome já ninguém atura

    Perigoso é o (des)conhecimento!

    Contentores são caixinhas de surpresas

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
Transportes & Negócios
Sem resultados
Ver todos os resultados
Home Notícias Ferroviário

Extremadura espanhola defende eixo Sines-Badajoz para mercadorias

por T&N
22/07/2011
em Ferroviário
0
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar no Whatsapp
Face à concorrência dos que apostam no Corredor Atlântico, o Parlamento da Extremadura espanhola insiste no carácter prioritário do eixo ferroviário para mercadorias que há-de ligar o porto de Sines a Madrid e à Europa, e cuja concretização está ligada, do lado de cá da fronteira, à linha AV Lisboa-Madrid.

O Parlamento autonómico da Extremadura propõe-se defender junto do governo espanhol e da Comissão Europeia a reafirmação, em Outubro próximo, do carácter prioritário do denominado Eixo 16 da Rede Transeuropeia de Transportes. Uma declaração nesse sentido foi aprovada pelos três partidos políticos representados na assembleia.

Em causa está a ligação ferroviária, exclusiva para o tráfego de mercadorias, que há-de ligar o porto de Sines a Elvas-Badajoz, seguindo depois para Madrid e Saragoça, para entrar em França pelos Pirinéus até Paris. O eixo compreende também a ligação ao porto de Algeciras.

A iniciativa do Parlamento da Extremadura visa compensar o “lobby” liderado pelo País Basco em prol da escolha do chamado Corredor Atlântico como projecto prioritário para a Comissão Europeia. A ligação partirá de Sines e seguirá para o Porto, Valladolid, Irun e Paris, sem passar por Madrid. Esta solução contará com o apoio da Galiza, Castela-Leão, Astúrias e Cantábria.

Por cá, a futura ligação ferroviária de Sines à fronteira está concluída até Évora. Mas a linha só será exclusiva para mercadorias quando existir a ligação de Alta Velocidade Lisboa-Madrid, e mesmo a construção da via entre Évora e a fronteira está também dependente do avanço da PPP Poceirão-Caia.

O Governo PSD-PP anunciou no seu Programa a suspensão da Alta Velocidade mas agora está antes a reequacionar o projecto, com o objectivo de reduzir os seus custos em cerca de 30-40%.

Notícias hoje vindas a público dão conta que terá sido pedido ao Tribunal de Contas que atrasasse a concessão do visto prévio ao contrato da concessão, para dar tempo ao Executivo para rever o projecto sem incorrer em maiores indemnizações ao consórcio vencedor.

P U B L I C I D A D E

A pressionar o Executivo para não abandonar a Alta Velocidade estará também o governo espanhol, e ainda o facto de estarem em risco largos milhões de euros de fundos comunitários que de outro modo poderão ser perdidos.

Notícias Relacionadas

Douro: Electrificação do Marco-Régua pode avançar
Infra-estruturas

Linha do Douro electrificada até à Régua em 2025

12/08/2022
DHL Express aumenta preços em 3,9%
Logística

DHL Express investe milhões em Munique

12/08/2022
Governo defende Sines como hub de gás natural
Economia e Mercados

Gasoduto desde Portugal é questão de meses

12/08/2022
A seguir

Botswana quer chegar ao Indico através de Moçambique

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

+ Recentes

Douro: Electrificação do Marco-Régua pode avançar

Linha do Douro electrificada até à Régua em 2025

12/08/2022
DHL Express aumenta preços em 3,9%

DHL Express investe milhões em Munique

12/08/2022
Governo defende Sines como hub de gás natural

Gasoduto desde Portugal é questão de meses

12/08/2022
IP quer terminais no Corredor Internacional Sul

UE quer migração da bitola ibérica até 2030

12/08/2022
Transportes & Negócios

Apartado 30
4585-592 Recarei
fernando.goncalves@transportesenegocios.pt

+ SECÇÕES

Combinado
Economia e Mercados
Formação
Imobiliário
Infra-Estruturas
Logística

 

Mobilidade
Pessoas
Press Releases
Tecnologia
Transportes
Shortsea
Veículos Comerciais

           SOBRE

 Quem somos
 Contactos
 Estatuto Editorial
 Ficha Técnica
 Publicidade
 Política de Privacidade
 Termos e Condições

© 2020 Transportes & Negócios - Todos os direitos reservados

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • MARÍTIMO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
  • ENTREVISTAS
  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N

© 2021 Transportes & Negócios | Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Login na sua conta abaixo

Esqueceu a Password?

Recupere a sua senha

Por favor introduza o seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir a sua senha.

Log In

Adicionar Nova Playlist