Sábado, Janeiro 28, 2023
  • Login
Transportes & Negócios

  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Os portos portugueses – uma década perdida

    A importância da carga e dos donos da carga

    Perigoso é o (des)conhecimento!

    Assalto às Nações Unidas

    Repensar a (i)razoabilidade da decisão

    A “Aromatização” da Ferrovia não é aromoterapia para as cargas

    Discutir o NAL não pode ser discutir a TAP

    Existe espaço no espaço mas mais ainda no Novo Espaço

    O que é um Porto?

    Cintura portuária Dakar Luanda: Oportunidade para melhorar a regulação portuária

    A mudança de paradigma

    A mudança de paradigma

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Os portos portugueses – uma década perdida

    A importância da carga e dos donos da carga

    Perigoso é o (des)conhecimento!

    Assalto às Nações Unidas

    Repensar a (i)razoabilidade da decisão

    A “Aromatização” da Ferrovia não é aromoterapia para as cargas

    Discutir o NAL não pode ser discutir a TAP

    Existe espaço no espaço mas mais ainda no Novo Espaço

    O que é um Porto?

    Cintura portuária Dakar Luanda: Oportunidade para melhorar a regulação portuária

    A mudança de paradigma

    A mudança de paradigma

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
Transportes & Negócios
Sem resultados
Ver todos os resultados

Falta de marítimos ameaça o shipping

por admin
20/07/2020
em Marítimo
2
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar no Whatsapp
Com centenas de milhar de marítimos retidos nos navios ou em casa, o sector do shipping enfrenta uma grave crise de falta de recursos humanos.

Com mais de 200 mil marinheiros impedidos de saírem das suas embarcações e um número semelhante tentando chegar às embarcações, os organismos internacionais de transporte marítimo avisam que a economia mundial está a semanas de outro desastre.

Com a substituição de tripulações reduzida em 75%, há também o risco de uma crise humanitária, com os marítimos a sofrerem problemas de saúde mental, fadiga e acidentes devido a estarem presos meses seguidos nos navios.

Na semana passada, apenas 13 países (Portugal não esteve incluído no grupo) assinaram um acordo para designar os marítimos como trabalhadores-chave, permitindo-lhes que voem para casa sem entraves de quarentena ou vistos. No entanto, outras grandes nações marítimas, como China e Índia, recusaram-se a assinar o acordo, aumentando, de acordo com as entidades, o perigoso impasse que pode afectar a recuperação económica global da pandemia de Covid-19.

Como os navios transportam 80% do comércio global, a urgência de resolver o problema foi destacada pela IMO. “São necessários três requisitos-chave para parar a espiral de crise. Os marítimos precisam de ser designados como trabalhadores-chave globalmente, os requisitos de vistos têm de ser retirados e os governos precisam que as linhas aéreas comerciais funcionem para transportá-los”.

Guy Platten, secretário-geral da Câmara Internacional de Shipping (ICS), alerta que a economia global está em perigo se nenhuma acção for tomada. “Estamos a semanas de distância desta situação se tornar muito séria. Não podemos continuar assim indefinidamente, pois a cada dia que passa o risco aumenta”, refere, citado pelo “The National”, jornal dos Emirados Árabes Unidos (que assinou o acordo a 13).

O secretário-geral da ICS avisa que, além disso, o cansaço da tripulação também torna os navios inseguros. “Isso colocará realmente em risco as cadeias de abastecimento, e isso é sério”, avisa.

Platten solicita, por isso, aos governos mundiais que mostrem vontade política de dar prioridade aos marítimos como trabalhadores essenciais e permitam que viajem livremente, seguindo exemplo de Grã-Bretanha, Estados Unidos e Emirados Árabes Unidos, entre outros.

Por norma, 100 mil trabalhadores são repatriados todos os meses, mas desde o surgimento da pandemia, em Março, apenas ocorreu 25% do número habitual de trocas de tripulação. Com o possível surgimento de uma nova vaga pandémica do novo coronavírus nos próximos meses, a IMO avisa que é urgente uma acção rápida. “A incerteza em torno de uma possível segunda vaga da Covid-19 sublinha a necessidade de acções rápidas para permitir mudanças de tripulação e evitar consequências adicionais para a frágil cadeia de abastecimento global”, avisa o órgão da ONU.

Notícias Relacionadas

Covid atrasa veículos chineses da Metro do Porto
Mobilidade

Covid atrasa veículos chineses da Metro do Porto

27/07/2022
Comércio mundial sofre queda sem precedentes
Economia e Mercados

Medidas anti-Covid ameaçam posição da China nas cadeias de abastecimento

30/06/2022
TAP e Beijing Capital Airlines alargam “code share” ao Brasil
Aéreo

Voos Portugal – China de novo suspensos

20/06/2022
A seguir
Propostas do PRES 2020-30 em debate no T&N

Propostas do PRES 2020-30 em debate no T&N

Comentários 2

  1. luís pereira says:
    3 anos atrás

    Este é o desgoverno da Geringonça que não consegue sequer definir caderno encargos para comprar barcos novos para atravessar rio Tejo nas uas variadas ligações, nem faz adjudicação obra construção do terminal de carga aérea na Portela nem do terminal de passageiros no Montijo, imaginem a Geringonça do PS a fazer a ligação marítima do Montijo para a outra margem de Lisboa, “vai afundar”, lol

  2. luís pereira says:
    3 anos atrás

    Este ministro Pedro Nuno Santos ainda não distingue 1 avião de 1 locomotiva de outro catamarã, alguém lhe explica, por favor, lol

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

+ Recentes

Brasil concessiona Ferrovia Norte-Sul

Crescimento do Brasil recuará para 0,2% este ano

27/01/2023
Os portos portugueses – uma década perdida

A importância da carga e dos donos da carga

27/01/2023
Porto de Bilbau lança terminal de contentores

Porto de Bilbau lança terminal de contentores

26/01/2023
Hapag-Lloyd investe em terminais na Índia

Hapag-Lloyd investe em terminais na Índia

26/01/2023
Transportes & Negócios

Apartado 30
4585-592 Recarei
fernando.goncalves@transportesenegocios.pt

+ SECÇÕES

Combinado
Economia e Mercados
Formação
Imobiliário
Infra-Estruturas
Logística

 

Mobilidade
Pessoas
Press Releases
Tecnologia
Transportes
Shortsea
Veículos Comerciais

           SOBRE

 Quem somos
 Contactos
 Estatuto Editorial
 Ficha Técnica
 Publicidade
 Política de Privacidade
 Termos e Condições

© 2020 Transportes & Negócios - Todos os direitos reservados

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
  • ENTREVISTAS
  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N

© 2021 Transportes & Negócios | Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Login na sua conta abaixo

Esqueceu a Password?

Recupere a sua senha

Por favor introduza o seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir a sua senha.

Log In

Adicionar Nova Playlist