No ano passado ficaram por preencher 7% das vagas de motoristas de pesados de mercadorias na Europa. São mais de 230 mil profissionais em falta.
A conclusão é da IRU, baseada num inquérito a mais de mil empresas transportadoras do Velho Continente. Mais de 60% das empresas afirmaram ter dificuldades graves ou muito graves para contratar motoristas.
Segundo os resultados do inquérito, a escassez de motoristas é particularmente sentida na Alemanha (onde faltarão cerca de 31 mil profissionais), em Espanha (onde o défice atingirá as 30 mil vagas) e a Polónia (com 29 mil profissionais em falta).
Em França e em Itália faltarão cerca de 22 mil motoristas. A IRU não detalha dados para Portugal, entre outros mercados de menor expressão.
De acordo com a IRU, em 2022 contavam-se 3,2 milhões de motoristas de camião na União Europeia, Reino Unido e Noruega.
A falta de motoristas de camião na Europa é crónica e agravou-se, por exemplo, em consequência da guerra na Ucrânia.
Mas em termos estruturais são a pouca atractividade da profissão e os obstáculos à entrada que justificam sobretudo a escassez de mão-de-obra.