Depois da UPS, também a FedEx deverá apresentar uma proposta de compra da TNT Express, antecipam os analistas. Em causa poderá estar a liderança mundial.
Na passada sexta-feira, a TNT Express rejeitou a oferta lançada pela UPS, no valor de 4,9 mil milhões de euros, mas mostrou-se disponível para continuar a negociar com a rival norte-americana.
Os analistas ouvidos pela “Bloomberg” consideram provável que a UPS aumente a parada, de nove euros por acção. Da mesma forma que dão como certo que a FedEx quererá entrar na corrida. Falam numa “oportunidade de uma vida”.
A TNT Express é número dois na Europa, só superada pela DHL. A UPS é número um no mundo. A maior frota mundial de aviões é da FedEx.
Para qualquer das companhias norte-americanas, a compra da TNT Express representaria um reforço em grande da sua presença na Europa. Para a FedEx poderia ser o necessário para destronar a UPS da liderança mundial.
No ano passado, a TNT Express registou perdas de 105 milhões de euros. Já a UPS lucrou 2,9 mil milhões de euros (mais 9% que em 2010) e a FedEx chegiu aos 1,1 mil milhões (mais 22,6%).