A FedEx repetiu, em 2019, a liderança no transporte mundial de carga aérea, de acordo com as World Air Transport Statistics da IATA.
Num ano em que, de acordo com a IATA, o mercado mundial de carga aérea regrediu 3,3%, a FedEx manteve os volumes de 2018, na casa dos 17,5 mil milhões de toneadas-km, e com isso manteve o primeiro lugar no ranking, mas com a Qatar Airways e a UPS mais perto.
A companhia do Qatar continuou a sua ascensão e subiu mais um lugar, com 13 mil milhões FTK (mais 2,6% em termos homólogos). O país do Médio Oriente está sujeito a um embargo dos seus vizinhos desde meados de 2017, mas nem por isso tem deixado de investir na carga aérea. No final do ano, a Qatar Airways detinha uma frota de 28 cargueiros, a maioria B777F.
A crescer – 3,1% – esteve também a UPS, para os 12,8 mil milhões FTK, e com isso entrou no pódio, por troca com a Emirates.
A Turkish Airlines pretende entrar no top 5 da indústria em 2023 e parece bem lançada para o conseguir. Em 2018 cresceu 24,6% em volumes e no ano passado acrescentou-lhe outros 19,3% (para 7 mil milhões FTK). E com isso galgou mais três posições e estabeleceu-se no nono lugar
A crescer estiveram também a China Southern Airlines e a United Airlines.
A Lufthansa manteve-se como a maior companhia de carga aérea da Europa, no sétimo lugar do ranking ( à frente da Cargolux. A British Airways (18.ª), a Air France (20.ª) e e a KLM (22.ª) seguem-se-lhes.
Nota ainda para as entradas no top 25 da Kallita Air e da Aerologic, nos lugares 23 e 24, respectivamente, de acordo com as estimativas da IATA.