A FedEx manteve, no ano passado, a liderança da lista da IATA dos 25 operadores de carga aérea mais activos do mundo.
A companhia norte-americana manteve o primeiro lugar em termos absolutos não obstante ter visto a procura baixar 4%, para 15,8 mil milhões de toneladas-km voadas (FTK). A FedEx aumentou, ainda assim, o número total de envios.
Os operadores que integram a lista registaram em 2015 um aumento da procura superior à do mercado global, impulsionado pelo desempenho das companhias do Médio Oriente.
No pódio da lista da IATA colocam-se ainda a Emirates SkyCargo, cuja procura cresceu 8,2% para 12,2 mil milhões de FTK, e a UPS, que registou uma descida da procura de 1,2%, para 10,8 mil milhões de FTK.
No total, as 25 companhias aéreas que integram esta lista da IATA registaram um crescimento de 4,3% da procura em 2015. As maiores subidas couberam à Atlas e à DHL, proprietárias da Polar Air Cargo, com um incremento de 32,8% impulsionado pelo crescimento do transporte urgente. As maiores quedas foram protagonizadas pelas companhias aéreas tradicionais, com a Air France (-10,7%) e a British Airways (-6,3%) à cabeça.