A FedEx prevê dispensar entre 5 500 e 6 300 trabalhadores na Europa, até 2023, com a integração das redes da TNT.
Foi em 2016 que a FedEx adquiriu a holandesa TNT, mas só agora a companhia norte-americana apresentou os planos para a eliminação das duplicações de redes e serviços no Velho Continente.
Em termos globais, prevê-se a dispensa de até 6 300 funcionários, entre operacionais e administrativos. O processo deverá estender-se por 18 meses, de acordo com as especificidades de cada país e mercado.
A FedEx estima que a optimização das redes na Europa custará entre 247 e 474 milhões de euros, em 2023, mas que a partir de 2024 as poupanças anuais daí decorrentes serão de 227 a 289 milhões de euros.
Apesar da integração, a Fedx propõe-se manter o hub da TNT em Lliège, replicando na Europa o modelo que tem nos EUA, com um hub central em Memphis e um secundário e Indianápolis.
No caso europeu, o hub principal manter-se-á em Paris – Charles de Gaulle, ficando Liège como hub secundário.
Foi em Maio de 2016 que a FedEx adquiriu a TNT (depois de a Comissão Europeia ter vetado uma oferta da UPS, por alegadas questões de concorrência), com o objectivo principal de aumentar a sua presença na Europa, juntando as capacidades terrestres da TNT com o seu próprio network aéreo global.