É já no próximo dia 19 que se realiza a primeira Feira de Emprego e Carreiras Azuis. É em Lisboa e a entrada é gratuita, mas sujeita a inscrição obrigatória.
A Feira de Emprego e Carreiras Azuis sucede à Feira Trabalhar num Navio, numa evolução que pretende acompanhar o crescimento e despontar de projectos empresariais (e, logo, possibilidades de emprego) nos diferentes segmentos de actividade ligados ao mar e à economia azul.
E as oportunidades de trabalho e carreira vão, de facto, cada vez mais, muito para além de trabalhar num navio (de cruzeiros ou de carga) . Porque ele há as actividades portuárias e logísticas, a construção e reparação naval, as energias renováveis no oceano, a aquacultura, a biotecnologia azul, os serviços marítimos, a aquicultura e pesca, etc., etc..
A Feira de Emprego e Carreiras Azuis assume-se, assim, como um espaço de encontro entre as empresas que procuram recursos humanos e os quadros que buscam uma primeira ou uma nova experiência profissional. Sem esquecer a oferta formativa.
De acordo com a organização, 15 empresas / grupos, nacionais e estrangeiros, confirmaram já a sua participação para contratar colaboradores. São os casos do Grupo ETE, Portline Bulk International, MSC Cruises, Mystic Cruises, Douro Azul e Disney Cruise Line, entre outras. Estarão no espaço Emprego.
No espaço Carreiras estarão instituições de ensino e qualificação, como o FOR-MAR, a Escola do Mar dos Açores, a academia MaritimeMT (Malta), a CEDROS (certificação Global Wind Organization), a Blue Design Alliance (ESAD, IPVC, IPB, UCP), a Egas Moniz School of Health & Science e a Associação Portuguesa de Aquacultores.
Haverá ainda um terceiro espaço, onde as organizações presentes no evento farão curtas apresentações, e onde serão desenvolvidos tópicos sobre carreiras azuis, com destaque para os temas “Carreiras na indústria eólica offshore”; “Carreiras no sector da aquacultura”; e “Carreiras em superiates”.
O evento decorrerá no hotel Olissipo Oriente, no Parque das Nações, em Lisboa, durante todo o dia 19. A abertura está previstas para as 9h30, com a presença do secretário de Estado do Mar, José Maria Costa.
Os interessados em participar podem ainda inscrever-se aqui.
A organização é da responsabilidade da Apormar, Carrreiras Azua, Trabalhar num Navio e Economia Azul, entidades que têm em Álvaro Sardinha o mentor fundamental.