Felixstowe continua com projectos para aumentar o número de mega-navios que recebe. O porto inglês prepara-se agora para investir nos postos de atracagem 6 e 7 no terminal Trinity que, com 2 354 metros de cais, é um dos maiores do mundo.

Felixtowe

O que está previsto é aumentar os fundos (actualmente em -15 metros) e a altura de alguns dos pórticos de cais. Os trabalhos arrancam ainda este ano e ficarão completos em 2017. O montante do investimento não é adiantado.

Esta melhoria segue-se ao projecto de porto de águas profundas, apresentado há cinco anos e já inaugurado, de 300 milhões de libras (348,7 milhões de euros). A obra permitiu a Felixstowe passar a receber navios com mais de 18 000 TEU, o que aumentou o tráfego de mega-navios no porto.

O investimento incluiu a expansão dos postos de atracagem 8 e 9, com a criação de um cais de 190 metros, o que permite agora acomodar em simultâneo dois navios de grandes dimensões. Estes postos de atracagem, que são os podem receber os navios de maiores dimensões, têm fundos de -18 metros.

Além disso, foram adicionados três guindastes ship-to-shore  de 15 milhões de libras (17,4 milhões de euros). Os maiores do mundo deste tipo, estes pórticos têm um alcance de 62 metros e podem trabalhar navios com até 24 fiadas de contentores.

“Tem havido um aumento rápido no tamanho e no número de mega-navios alinhados na rota da Ásia para a Europa. Escalas destes gigantes são, agora, uma prática quotidiana no porto de Felixstowe e um número ainda maior será entregue pelos estaleiros nos próximos anos”, afirma, citado em comunicado, Lawrence Yam, o director comercial da Hutchison Ports, a proprietária do porto britânico.

 

 

Comments are closed.