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Ferro de Moncorvo irá de comboio para Leixões

por admin
19/06/2020
em Ferroviário, Marítimo
3
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Dois comboios diários carregarão o agregado de ferro extraído em Torre de Moncorvo até Leixões, para exportação. Ainda este ano serão 300 mil toneladas.

A Aethel Mining, detentora da concessão mineira de Torre de Moncorvo, pretende produzir 300 mil toneladas de agregado de ferro ainda este ano e diz já ter compradores nos mercados europeu e árabe.

“O ferro é hoje mais integral para a economia global que qualquer outra matéria-prima. O objectivo até ao final de 2020 passa por uma produção de 300 mil toneladas de agregado de ferro com a maquinaria já contratualizada“, avançou à “Lusa” o presidente da empresa, Ricardo Santos Silva.

Segundo o empresário, a retoma dos trabalhos para a exploração de agregado, interrompidos em Março, está agendada para o início de Julho. A empresa prevê produzir duas mil toneladas de agregado de ferro por dia, no depósito situado em Torre de Moncorvo, distrito de Bragança.

“Já temos encomendas para países como Espanha, França, Bélgica e Holanda e contactos a bom ritmo para os Emirados Árabes Unidos “, acrescentou.

O transporte da matéria-prima será efectuado de camião até à estação do Pocinho, na Linha do Douro, e daí seguirá de comboio até ao porto de Leixões. “O transporte de agregado de ferro será feito por comboio, duas vezes ao dia, com destino ao porto de Leixões e depois seguirá por via marítima para os países destinatários, pelo menos, por um período inicial de cinco anos”, frisou Ricardo Santos Silva.

Os portos de Aveiro e Sines são opções também consideradas nos planos da empresa.

O agregado de ferro de Torres de Moncorvo, comercializado sob a designação de “muadense”, tem o dobro do peso de outros materiais convencionais e serve para a construção de molhes, quebra mares e outras estruturas de grande envergadura, explicou o empresário.

A Aethel Partners é uma “empresa britânica detida exclusivamente” pelo português Ricardo Santos Silva e pela norte-americana Aba Schubert.

As minas de ferro de Torre de Moncorvo foram a maior empregadora da região do Nordeste Transmontano, na década de 1950, chegando a recrutar 1 500 mineiros. A exploração de minério foi suspensa em 1983, com a falência da Ferrominas.

 

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Comentários 3

  1. luís pereira says:
    3 anos atrás

    Fantásticas notícias para Bragança e para Trás os Montes, assim como para Leixões.

  2. luís pereira says:
    3 anos atrás

    É curioso há 5 anos, 2015, Leixões estava no vermelho agora “dispara”, só falta fazer dragagem e prolongar o quebra mar 300 m

  3. Henrique Domingues says:
    3 anos atrás

    Para os espanhóis que vão comprar, ( não sei o destino), até que ponto não seria mais barato, ir pela Barca D’ Alva. As vias férreas nunca devem ser fechadas. Se não servem para passageiros, podem servir para mercadorias.

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